Comemoração

Beneficência lança duas publicações nos 160 anos

Ainda na esteira das comemorações do aniversário da instituição, lançamento das publicações ocorre na próxima quinta-feira

Divulgação -

Para comemorar os 160 anos da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Pelotas, que se completaram no último dia 16 de setembro, o hospital - o quarto mais antigo entre as Beneficências do País - promoveu diversas ações abertas à comunidade, que agora se encerram na 45ª Feira do Livro de Pelotas.

As comemorações tiveram início no Centro Português 1º de Dezembro, com um jantar solene que recebeu o público em geral e autoridades do município. O mesmo local também sediou um almoço dedicado aos colaboradores. A Câmara de Vereadores realizou uma sessão onde manifestou gratidão aos 160 anos de serviços prestados à comunidade. Torneios de golfe, pesca e um GP no Jockey Clube também reuniram centenas de pessoas, bem como a segunda Jornada de Oncologia, que recebeu estudantes e profissionais médicos para uma discussão técnica sobre o tema.

A fim de oferecer uma nova experiência de acomodação, duas suítes Master foram construídas. Móveis e equipamentos de ponta tornam as acomodações acolhedoras aos pacientes e acompanhantes. A construção do bloco cirúrgico projetado para ser um dos maiores da região Sul também já saiu do papel e logo estará disponível à população.

O revisitar da memória
No início deste ano a Beneficência entrou em contato com os departamentos de História da Universidade Federal de Pelotas. O intuito era formar uma parceria entre as instituições para registrar a trajetória do hospital. A união germinou em uma publicação a ser lançada na próxima quinta-feira (16), na 45ª Feira do Livro de Pelotas.

Beneficência Portuguesa de Pelotas - 160 Anos de Assistência no Rio Grande do Sul é de autoria da doutora em História e docente do programa de pós-graduação em História da UFPel, Larissa Patron. A publicação leva o leitor até Portugal para contar a trajetória da entidade pelotense cronológica e simultaneamente a de outros hospitais beneficentes fundados por portugueses.

A pesquisa é resultado de consultas em arquivos históricos na Torre do Tombo, no Ultramarino de Lisboa e de documentos do próprio hospital. Para a professora, produzir algo que valoriza o significado assistencial e arquitetônico da instituição é muito gratificante. “Se trata de uma entidade com 160 anos, é importante que seu significado para cidade seja disponibilizado e valorizado, acima de tudo”, afirma a professora.
Também estimulado pela data comemorativa, o Urologista e Administrador da Beneficência, Dr. Armando Manduca, produziu o livro Uma Escalada à Estabilidade. A narrativa conta com detalhes o árduo trabalho da atual equipe gestora da Beneficência frente à desestabilidade econômica que atingiu a Instituição no início dos anos 2000.

Além do conteúdo prático em forma de relato no que tange à administração hospitalar, profissionais, pesquisadores e curiosos da área conseguirão compreender o funcionamento de cada setor que compõe um hospital, já que através de um capítulo à parte, as atividades desenvolvidas por cada segmento são descritas por aqueles que o integram.

Autógrafos e diálogos
A sessão de autógrafos na Feira do Livro será às 19h30min. Após o encontro com os escritores, haverá uma roda de conversa, às 20h30min, onde também estará presente o presidente da Beneficência, Francisco José Leal Serra, autor do posfácio de um dos livros.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Um mês para a prevenção do câncer de próstata

Quando a criatividade fala mais alto Próximo

Quando a criatividade fala mais alto

Deixe seu comentário